Foto: Levy Oliveira/PME
A Prefeitura de Eusébio lançou nesta segunda-feira (26) a XIV Semana do Bebê com o tema "Garantindo o desenvolvimento integral com a vacinação na primeira infância". A Semana do Bebê é uma construção contínua de cuidado, proteção e desenvolvimento integral da primeira infância. É uma política que une saúde, educação, assistência social, cultura, esporte, e tantas outras áreas, num esforço coletivo que começa na gestação e segue por toda a infância. "Reafirmo hoje o nosso compromisso enquanto gestão de aprimorar as políticas públicas e principalmente garantir o que há de melhor para as nossas crianças", destacou Dr. Júnior, prefeito de Eusébio.
"Cuidar da primeira infância é construir uma sociedade mais humana, consciente e preparada para o futuro. Que este encontro seja o início de muitas ações transformadoras na nossa cidade", destacou Celina Paiva, diretora do CEI Alisson Santos.
O evento contou com a presença de secretários e demais coordenadores e diretores das escolas municipais e da presença da equipe da coordenadoria de Imunização de Eusébio para a aplicação de vacinas para crianças e adultos. A vacinação é uma forte aliada na saúde de crianças e deve ser tratada como prioridade. "Além da vacinação sendo realizada durante o evento, a população pode contar com a vacinação em todos os postos de saúde. É de grande importância que os pais fiquem atentos ao cartão de vacinação de suas crianças e se tiver faltando alguma, é comparecer nos postos e vacinar", disse Rita de Cássia Alexandrino, coordenadora de Imunização de Eusébio.
A Semana do Bebê é uma política pública reconhecida nacionalmente, voltada à valorização da primeira infância e à garantia de direitos desde os primeiros dias de vida. Uma mobilização que transforma realidades e fortalece famílias. Durante toda a Semana do Bebê de Eusébio uma vasta programação será realizada com palestras, rodas de conversa e será encerrada com a coroação do Bebê Majestade na sexta-feira (30), no auditório do Hospital e Maternidade Amadeu Sá.
Confira os critérios para a escolha do Bebê Majestade:
- Ter nascido no hospital de Eusébio;
- Ser residente do município;
- Ter saído da maternidade com registro civil;
- A mãe ter realizado no mínimo sete consultas de pré-natal nas UBS de Eusébio;
- O bebê estar em aleitamento materno exclusivo.