O topônimo Eusébio pode ser uma alusão a:
um antigo morador, Seu Eusébio, dono de uma casa que servia de paragem, hospedando os comerciantes que transitavam em busca de realizar negócios na capital, Fortaleza[carece de fontes].
um ex-ministro da justiça e senador Eusébio de Queirós, autor da lei que extinguiu o tráfico de escravos no Brasil;[4]
Sua denominação original era Eusébio de Queiroz. Desde 1938 chama-se apenas Eusébio.[5
As terras localizadas entre Aquiraz e Messejana ou entre os rios Pacoti e Coaçu eram habitadas pelos índios potyguara e outras tribos pertencentes ao tronco tupi como os jenipapo-kanyndé,[6] junto a religiosos e militares portugueses, que vieram habitar a região visando catequizar os nativos e impedi-los de comercializar com outros povos europeus.
A presença portuguesa nessa região estabilizou-se nas primeiras décadas do Século XVII, e a casa (ficava entre a atual Praça 23 de julho e o atual Polo de Lazer) de seu Eusébio[carece de fontes](um criador e comerciante de animais) virou um ponto de parada e descanso para os comboieiros que vinham de Beberibe, Cascavel e Baixinha, para venderem gêneros alimentícios em Fortaleza, mais precisamente na estação de bonde. Talvez daí surgiu o nome do local e o potencial de Eusébio como ponto de paragem e entreposto de mercadorias.
Ao longo dos anos, o povoado às margens da estrada que ligava o Ceará e o Rio Grande do Norte - construída antes mesmo da chegada dos portugueses - manteve sua posição como ponto de parada.
Em 1933 era um distrito de Aquiraz, já chamado Eusébio, que então assumiu o nome de Eusébio de Queiroz.Em 1938 passou a chamar-se apenas Eusébio.[4]
Já nos anos oitenta do Século XX, indústrias foram instaladas nessa região, fato que incrementou a economia local e acelerou o seu processo de emancipação como município em 1987 Com o antigo Prefeito Edson Sá.[4] Nos dias de hoje o município de Eusébio faz parte da Região Metropolitana de Fortaleza.
Os principais eventos culturais são as festas da padroeira: Senhora Santana (26/07). A paixão de Cristo uma das maiores do Ceará. e as festas juninas que atrai gente de vários lugares.
Sem informações até o momento
Sem informações até o momento
Hino Municipal
HINO DO EUSÉBIO
I
Nos arredores de Fortaleza/ Bem no cantinho do Ceará/ Surge Eusébio como uma luz/ Com riquezas que igual na há/ Seu nome homenageia um ilustre senador / Eusébio de Queiroz um homem sonhador/ Foi o trabalho que o honrou!/
REFRÃO
Eusébio! Eusébio!/ Teu povo te consagrou,/ Eusébio! Eusébio!/ Serás sempre o meu amor!/
II
Um sonho de liberdade/ Em teu seio cedo brotou/ Foram três plebiscitos, muita luta e vigor/ Em vinte três de junho enfim/ Grande luz brilhou/ Eusébio, foi o teu povo que te emancipou/ Eusébio, tu tens valor!/
REFRÃO
III
Por Deus abençoada,/ Com as belezas de um paraíso/ O progresso que te acompanha/ Vem por lutas te exaltar,/ És rica, forte e guerreira/ Tua grandeza teu nome eleva,/ Cidade hospitaleira,/ Eusébio, sempre avançar/ Tua glória é lutar!/
REFRÃO
Brasão
Bandeira