O evento cultural é o maior do Ceará
Com luzes, música ao vivo e uma estrutura de telões espalhados pelo Polo de Lazer Ivens Dias Branco, a primeira noite do espetáculo "Paixão de Cristo - O cordeiro, a nova aliança" reuniu cerca de 15 mil pessoas em Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza. A encenação, realizada há 28 anos no município, reafirma sua posição como o maior evento do gênero no Ceará.
Dentro da Arena Eusébelem, quatro mil lugares foram disponibilizados e mais dez mil lugares na Praça do Polo, onde o público acompanhou a apresentação por meio de telões de alta definição. A banda sinfônica de Eusébio executou a trilha sonora ao vivo, composta majoritariamente por músicas autorais e outras já conhecidas, em um palco de grandes proporções enquanto bailarinos se apresentavam em total sintonia com a encenação.
Entre o público, a emoção era evidente com aplausos emocionantes. Maria Dejesus de Sousa, 65 anos, coordenadora escolar, moradora de Fortaleza, ficou encantada pela encenação. "Essa é a primeira vez que vim ao Eusébio assistir o espetáculo, muitas pessoas disseram que era lindo. Mas, ver ao vivo é uma sensação indescritível. Fiquei emocionada, foi encantador assistir e parabéns aos envolvidos", disse.
O Prefeito de Eusébio, Dr. Júnior é o maior incentivador da continuidade do espetáculo no município. "Foi uma noite linda. Para mim é uma honra estar Prefeito do Eusébio e poder continuar esse trabalho tão lindo que vem sendo desenvolvido nas duas últimas décadas na nossa cidade. A Paixão de Cristo do Eusébio é a maior do Ceará. São fatos que comprovam isso. Deixo toda minha gratidão a todos que colaboraram para que esse espetáculo aconteça, na certeza de que no Eusébio esse projeto nunca seja descontinuado. Nesta sexta-feira (18) tem mais uma apresentação, conto com vocês", disse.
Acessibilidade
O espetáculo Paixão de Cristo de Eusébio foi pautado no respeito com as Pessoas com deficiência. A produção disponibilizou uma sala específica para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e rampas de acesso para cadeirantes próximo da arena do espetáculo. "A entrada para pessoas com deficiência fica disponível na lateral do prédio da Secretaria de Cultura e Turismo facilitando assim a entrada deles para acompanhar o espetáculo que também conta com pessoas com deficiência atuando", disse Elieuda do Valle, vice-diretora do Namme Eusébio.
Segurança e organização do trânsito
A Guarda Civil Municipal de Eusébio esteve presente desde o início do espetáculo com o grupo Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), com guardas na Base de atendimento do Polo e Guardas civis municipais circulando por toda parte do evento. "Desde que soubemos da realização do evento deste ano, já montamos uma estrutura e equipe apropriada para este tipo de evento. Nossos Guardas estão à disposição da população para garantir a segurança em mais um evento de grande porte em nossa cidade que é a Paixão de Cristo", disse Rafael Costa, coordenador operacional da Guarda Civil Municipal de Eusébio.
A Autarquia Municipal de Trânsito de Eusébio (AMT) foi a responsável por toda a organização do trânsito desde o início da manhã desta quinta-feira (17) e que será finalizada no encerramento do espetáculo nesta sexta-feira (18). "A organização da Paixão de Cristo disponibilizou para o público três estacionamentos, um no autódromo, outro no Mercado público e um terceiro localizado na Avenida Eusébio de Queiroz, 5235. Essa logística disponibilizada, garante mais fluidez no trânsito no entorno do Polo de Lazer. Tudo isso foi organizado meses antes da realização do espetáculo", disse Tarcísio da Cultura, diretor do espetáculo e Secretário de Cultura e Turismo de Eusébio.
Saúde e emergência 24h
A Prefeitura de Eusébio disponibilizou a Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA) para atendimentos emergenciais durante os dias de espetáculo. Além disso, o Centro de Resgate e Emergência Pré-hospitalar (CREPH) esteve presente dando suporte necessário aos atendimentos com ambulância 24h e uma equipe pronta para atender casos emergenciais. O Creph já é parceiro da Prefeitura de Eusébio em todos os eventos realizados pela gestão. A Vigilância Sanitária de Eusébio também esteve presente garantindo que fossem cumpridas as normas e regulamentos de saúde.
Feira de Artesanato
A exemplo das edições anteriores os artesãos de Eusébio expuseram seus produtos na entrada do Polo de Lazer. A Associação dos Artesãos de Eusébio (AARTE) está presente nas últimas edições da Paixão de Cristo. Neste ano, os artesãos disponibilizaram produtos religiosos produzidos por eles de forma artesanal. "Essa época da Paixão de Cristo reforça nosso orçamento familiar", disse Regina Jardim, mãe atípica e artesã.