NOTÍCIAS

21-NOV-2014

Caminhada alerta sobre a prevenção do Câncer de Próstata

21/11/2014 #administração

Profissionais do Posto de Saúde da Lagoinha e do Núcleo de Apoio a Saúde da Família do Centro (NASF) realizaram nesta quinta-feira, (20), uma caminhada de conscientização sobre o câncer de próstata. O evento faz parte da programação da Prefeitura de Eusébio do Novembro Azul. O evento contou com profissionais de saúde, agentes comunitários de saúde, agentes de Saúde Adolescentes e populares.

A enfermeira do Posto de Saúde da Lagoinha, Yara Steremberg, observa que, antes da caminhada, foi proferida uma palestra na Casa do Idoso do Parque Havai. O grupo também foi às empresas Haco e Kibo, quando falou sobre a necessidade do diagnóstico precoce para que a doença não se instale no organismo. “O grande problema é o preconceito dos homens com relação ao toque retal, que é um exame simples, que não afeta em nada a masculinidade de ninguém”, observa.

Segundo o secretário de Saúde de Eusébio, Mário Lúcio Ramalho, todas as atividades em torno do Novembro Azul são importantes para alertar sobre os riscos da doença. Ele observa que os homens a partir dos 45 anos devem procurar o posto de saúde mais próximo de sua casa e se consultar com o clínico geral, que vai solicitar o exame de PSA (sangue) e o encaminhará para o especialista (Urologista) da Policlínica, para o exame retal.

Os demais postos de saúde também estão com programação prevista para ser realizada a partir do dia 24 deste mês, com ações, alertas, palestras e entrega de material informativo. Segundo o prefeito Júnior, a ocorrência de câncer de próstata é estimada entre homens de 45 a 75 anos. “Estima-se que cerca de 400 mil homens possuam a doença no país, mas ainda não sabem. Por isso, a importância da prevenção, pois quando diagnosticado e tratado no início, mais chances o paciente tem de cura”, afirmou.

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
logo
Selo UNICEF 2021-2024