NOTÍCIAS

31-JUL-2015

Eusébio mobiliza população para nova campanha de multivacinação

31/07/2015 #administração

Após ultrapassar todas as metas previstas pelo Ministério da Saúde nas campanhas de vacinação deste ano, a Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Saúde do Município, se prepara para colocar em ação mais uma campanha vitoriosa. Neste mès de agosto o município estará iniciando a mobilização para a Campanha Nacional contra Poliomielite e a Campanha de Multivacinação para Atualização do Esquema Vacinal.

As duas atividades serão realizadas no período de 15 a 31 de agosto, sendo 15 de agosto, o dia de divulgação e mobilização nacional e envolvendo todos os Postos de Saúde do Município de Eusébio. Segundo o secretário de Saúde de Eusébio, Mário Lúcio Ramalho, a meta é manter o Eusébio no seleto grupo dos municípios, onde as campanhas de imunização acontecem de forma plena. “O grupo alvo na Campanha contra a Poliomielite são as crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade e o grupo alvo para a Campanha de Multivacinação para Atualização do Esquema Vacinal são as crianças menores de cinco anos de idade” observa.

A previsão, segundo ele, é que sejam atingidos pela Campanha 3.786 crianças. O secretário observa que os pais devem apresentar a caderneta de vacinação para que o profissional de saúde avalie qual a dose pendente. Serão oferecidas as vacinas: BCG (tuberculose), hepatite B, pentavalente (DTP/Hib/HB), rotavírus, poliomielite (esquema sequencial VIP – injetável/VOP – oral), pneumocócica 10-valente, meningocócica C conjugada, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), DTP (difteria, tétano e coqueluche) e Hepatite A.

“Quando uma pessoa recebe a dose de uma vacina, o sistema imunológico dela torna-se capaz de reconhecer agentes que causam doenças. É que a vacina introduz vírus ou bactérias que são inativas no organismo. O sistema imune, no entanto, produz anticorpos que evitam que a pessoa adoeça. Por isso é importante manter a vacinação em dia”, alerta a Coordenadora de Imunizações do Município Dra. Rita de Cássia Feitosa.

Segundo ela, cada vacina tem uma idade para ser tomada porque naquela idade o efeito dela terá mais eficácia. Se a pessoa não toma todas as doses de vacina que precisa tomar, ela não está totalmente imunizada”, explica.

O prefeito Júnior, por sua vez, afirma que embora as campanhas sejam promovidas para vacinar a população contra algumas doenças, é importante ressaltar que as pessoas, principalmente, pais e responsáveis por crianças, precisam ficar atentas ao calendário de vacinas estabelecidas no cartão de vacinação delas. Ele pontua que a população deve manter a caderneta de vacinação sempre atualizada, pois trata-se de um documento também. “Para que o Eusébio continue com altos indices de vacinação precisamos contar com o apoio dos pais para que seus filhos possam estar protegidos das várias enfermidades”, comentou.

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
logo
Selo UNICEF 2021-2024