NOTÍCIAS

20-ABR-2016

Eusébio é destaque na indústria alimentícia do País

20/04/2016 #administração

Com um crescimento de 3% em 2015, a indústria alimentícia cearense, apesar da situação econômica do País, vive a expectativa de crescimento maior para este ano. O setor é um dos que mais emprega na atualidade na área industrial. O município do Eusébio é destaque no setor, ao sediar indústrias líderes na área, com destaque para a M. Dias Branco, maior empresa do segmento alimentício da América do Sul; a Pardal Sorvetes, líder do mercado de sorvetes no Nordeste e a 3Corações, detentora da marca Santa Clara, líder do mercado de café industrializado da Região, só para citar algumas.

A M. Dias Branco possui a Fábrica Fortaleza, situada no Km 18, da BR-116, no Eusébio, que é a maior unidade industrial de biscoitos e massas alimentícias da América Latina com uma área total de 600.000 m², sendo 120.000 m² de área construída. A Fábrica é responsável pela produção das marcas Fortaleza e Richester. A empresa foi fundada em Fortaleza em 1953 e controla hoje 26,1% do mercado de massas e biscoitos do Brasil, mais que o dobro de gigantes como a Nestlé. A Fábrica do Eusébio começou a ser construída em 1976 sendo concluída em 1980.

A Pardal Sorvetes nasceu em Currais Novos (RN) em 1990, com o nome de Picolé Caseiro, chegando a Fortaleza em 1994. Em 1997 mudou o nome para Picolé Pardal. No ano de 2006 a empresa construiu sua sede em Eusébio, sendo considerada hoje a maior do segmento no Estado, produzindo mais de 40 mil picolés e mais de oito mil litros de sorvetes diariamente para atender os estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba.

Já a empresa 3Corações Alimentos nasceu em Minas Gerais e a marca Santa Clara, no Rio Grande do Norte, em 1959. Depois da fusão das duas empresas a marca ficou com o nome 3Corações. Desde 1989 a empresa tem sua fábrica de café instalada no Eusébio, em um moderno parque industrial. Sua chegada à região acabou sendo responsável pela formação de uma comunidade nos seus arredores que acabou tornando-se o bairro Santa Clara.

O Eusébio também sedia uma das líderes do mercado de nutrição animal, a Poli-Nutri, que foi inaugurada em 2006, no 4º Anel Viário. Além do Eusébio, a indústria tem unidades também em Osasco (SP) e Maringá (PR). A sede funciona numa área de 60 mil metros quadrados com capacidade de produzir com mais de 4.000 toneladas por mês, entre alimentos prontos, premixes e núcleos. A unidade fabril de Eusébio é responsável por cerca de 25% do faturamento total da empresa.

Outra empresa é a Líder Indústria, detentora das marcas Delícia da Fruta e Delícia Sucos, situada no bairro Pires do Façanha. A industria produz sucos de fruta natural. A unidade iniciou suas atividades em 2013, com a proposta de oferecer produtos ecologicamente corretos, sustentáveis e naturais, sem conservantes.

Podem ser citadas ainda a JRMB Indústria e Comercio de Alimentos Ltda., a Farmilk Indústria de Alimentos Ltda (distribuidora de bebidas); Via Láctea Industria e Comercio de Alimentos Ltda, que atua na área de processamento do leite e derivados; a Bioagro Comércio Representações e Indústria Ltda.; a RTL Comercial Rações Teixeira Ltda.; a Agrobras Indústria e Comércio de Alimentos Ltda; a Sena Industria Alimentícia Ltda. (área de bebidas, refrigerantes e águas minerais); Gd7 Distribuidor de Alimentos Ltda., entre outras.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Eusébio, Eilson Gurgel, destaca que o setor da indústria alimentícia no Eusébio é bastante diversificado, possuindo desde gigantes, a médias, pequenas e microempresas, possibilitando o fortalecimento da área, que é responsável por 51% do Produto Interno Bruto (PIB) do município. Ele pontua também a geração de milhares de empregos que o segmento vem proporcionando ao município. “Aguardamos novidades para este ano com a chegada de mais empreendimentos para a cidade”, previu.

O prefeito Júnior observa que o Eusébio, tradicionalmente, é um dos municípios da Região Metropolitana com maior parque industrial no setor alimentício. Isso se deve, segundo ele, a sua boa localização, proximidade com a Capital e com fáceis acessos rodoviários para o Porto do Mucuripe, do Pecém, para o Aeroporto Pinto Martins e para outros estados da região. Ele destaca ainda que os incentivos fiscais e a boa infraestrutura urbana da cidade têm sido um atrativo maior para a instalação de mais empresas no município. “Para este ano a tendência é de crescimento, apesar da crise econômica, pois o setor de alimentos foi um dos que não foram afetados pela atual situação do País”, destaca.

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
logo
Selo UNICEF 2021-2024