NOTÍCIAS

13-JUN-2016

NAMME e APAE realizam ‘arraiᒠcom crianças e jovens com necessidades especiais

13/06/2016 #administração

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e o Núcleo de Atendimento aos Meninos e Meninas de Eusébio (NAMME) realizaram nesta sexta-feira (10) sua festa junina intitulada “Arraiá do Cumpade Namme e da Cumade APAE”, que aconteceu no Galpão anexo ao Núcleo de Artes, Educação e Cultura (NAEC). A festa contou com barracas de comidas típicas, de artesanato e roupas, brincadeiras, shows de forró e quadrilha junina.

Segundo a coordenadora pedagógica do NAMME, Luiza Pinheiro, a atividade teve como objetivo principal, trabalhar pela socialização das pessoas com necessidades especiais do município. Ela observa que o NAMME vem proporcionando várias oportunidades das crianças e jovens atendidos participarem de atividades de socialização, “eles já fizeram uma apresentação cultural no Shopping Via Sul, em Fortaleza, e estiveram do Beach Park. Cada visita dessas é uma nova descoberta. ”

O NAMME e a APAE atendem jovens e crianças com atividades de estimulação precoce, Terapia Ocupacional (TO), Fonoaudiologia, Fisioterapia, Educação Física, atendimento pedagógico, AEE e TEA (para pessoas autistas). Segundo a coordenadora do NAMME, Elieuda do Vale, além de pessoas do Eusébio, são recebidas também pessoas com necessidades especiais de Fortaleza, Aquiraz e Cascavel.

“Esse atendimento no Eusébio ganhou corpo com o apoio da Prefeitura, pois a APAE sobrevive de doações, que são poucas. A criação do NAMME trouxe o suporte necessário de pessoal e de recursos”, frisou. A próxima atividade de interação das crianças e jovens com necessidades especiais do Eusébio será a Corrida da Unifor, no dia 19, e a Corrida do Eusébio, no dia 26 de junho.

O prefeito Júnior destaca a importância das atividades de integração das pessoas com necessidades especiais com a sociedade. Ele observa que os eventos têm a intenção é chamar a atenção da sociedade sobre o preconceito ainda existente e buscar dar dignidade a essas pessoas. “No Eusébio esse trabalho de resgate foi iniciado com a APAE. Posteriormente a Prefeitura encampou a ideia, criando condições para que essas pessoas tivessem um atendimento mais digno e humano. Assim foi criado o NAMME. Hoje, são atendidos pelo município mais de 400 alunos que têm todas condições de conquistar autonomia e respeito na sociedade”, pontuou o prefeito.

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
logo
Selo UNICEF 2021-2024