As Unidades Básicas de Saúde do Eusébio estão engajadas na Campanha Outubro Rosa de 2016, que tem por objetivo alertar as mulheres sobre a necessidade da prevenção contra o câncer de mama e colo do útero. Em todas as unidades estão sendo realizadas palestras sobre “A Importância da Prevenção e Diagnóstico o Precoce do Câncer de Mama e Colo de Útero”. As palestras já foram realizadas no Posto das Guaribas, no dia 19; Urucunema, dia 20; Autódromo, dia 21; Lagoinha, dia 25; Parque Havaí, dia 26 e Amador, que ocorre nesta quinta-feira, dia 27. A palestra foi realizada, ainda nas Unidades do Cararu e do Timbu. O Núcleo de Apoio a Saúde da Família da Sede e pela Equipe de Saúde da Família do Amador, por sua vez, realizaram um encontro do grupo de gestantes “Ser Mãe”, que abordou o tema “nutrição da gestante e do bebê.”Já a Unidade Básica de Saúde da Mangabeira promoveu uma caminhada em parceria com o Polo de Atendimento Dolores Alcântara, Nasf Timbu, Escola Paulo Sá, Escola Otoni Sá e a Creche Maria Zuleide Rocha, no intuito de Conscientizar e Alertar as Mulheres no combate ao Câncer de Mama. No domingo, dia 30 de outubro, às 8 horas, será realizada a Corrida pela Saúde da Mulher, com percurso de 2’Km, com saída da Avenida Eusébio de Queiroz, em frente ao Polo de Lazer e retorno ao mesmo local. Serão premiadas as três primeiras colocadas em cada categoria. O Prefeito Júnior observa que a campanha tem grande importância para alertar as mulheres sobre a necessidade do diagnostico precoce. Ele enfatiza que as Unidades de Saúde realizam ações de prevenção durante todo o ano e proporcionam às mulheres acesso a exames e tratamento. “O câncer de mama é o tipo mais comum nas mulheres do Brasil. Também pode ocorrer nos homens, mas é raro. Nesta doença, as células mama se multiplicam de forma anormal, formando um tumor”, pontua. Ele enfatiza que toda mulher com 40 anos ou mais, deve realizar o exame clínico das mamas anualmente. “Esse exame é feito por um médico ou enfermeiro treinado em um ambulatório, posto de saúde, e pode identificar alterações nas mamas. Além disso, toda mulher, entre 50 e 69 anos deve fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos, mesmo que não tenha sintomas”, finaliza.
As Unidades Básicas de Saúde do Eusébio estão engajadas na Campanha Outubro Rosa de 2016, que tem por objetivo alertar as mulheres sobre a necessidade da prevenção contra o câncer de mama e colo do útero. Em todas as unidades estão sendo realizadas palestras sobre “A Importância da Prevenção e Diagnóstico o Precoce do Câncer de Mama e Colo de Útero”.
As palestras já foram realizadas no Posto das Guaribas, no dia 19; Urucunema, dia 20; Autódromo, dia 21; Lagoinha, dia 25; Parque Havaí, dia 26 e Amador, que ocorre nesta quinta-feira, dia 27. A palestra foi realizada, ainda nas Unidades do Cararu e do Timbu. O Núcleo de Apoio a Saúde da Família da Sede e pela Equipe de Saúde da Família do Amador, por sua vez, realizaram um encontro do grupo de gestantes “Ser Mãe”, que abordou o tema “nutrição da gestante e do bebê.”
Já a Unidade Básica de Saúde da Mangabeira promoveu uma caminhada em parceria com o Polo de Atendimento Dolores Alcântara, Nasf Timbu, Escola Paulo Sá, Escola Otoni Sá e a Creche Maria Zuleide Rocha, no intuito de Conscientizar e Alertar as Mulheres no combate ao Câncer de Mama.
No domingo, dia 30 de outubro, às 8 horas, será realizada a Corrida pela Saúde da Mulher, com percurso de 2’Km, com saída da Avenida Eusébio de Queiroz, em frente ao Polo de Lazer e retorno ao mesmo local. Serão premiadas as três primeiras colocadas em cada categoria.
O Prefeito Júnior observa que a campanha tem grande importância para alertar as mulheres sobre a necessidade do diagnostico precoce. Ele enfatiza que as Unidades de Saúde realizam ações de prevenção durante todo o ano e proporcionam às mulheres acesso a exames e tratamento. “O câncer de mama é o tipo mais comum nas mulheres do Brasil. Também pode ocorrer nos homens, mas é raro. Nesta doença, as células mama se multiplicam de forma anormal, formando um tumor”, pontua.
Ele enfatiza que toda mulher com 40 anos ou mais, deve realizar o exame clínico das mamas anualmente. “Esse exame é feito por um médico ou enfermeiro treinado em um ambulatório, posto de saúde, e pode identificar alterações nas mamas. Além disso, toda mulher, entre 50 e 69 anos deve fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos, mesmo que não tenha sintomas”, finaliza.