O município de Eusébio, de acordo com o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado, fechou 2016 com apenas 23 casos confirmados de dengue, o menor da 1ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRES). Durante o ano foram notificados 145 casos e 24 prováveis. O índice de infestação predial foi de 0,10, abaixo do recomendado pelo Ministério da Saúde, que é de 1%. Na 1ª CRES foram confirmados 20.881 casos, sendo a maioria em Fortaleza, 20.689. Aquiraz teve 133 casos confirmados e Itaitinga, 36. Entre os quatro municípios, somente Eusébio não apresentou casos graves da doença. No Ceará de janeiro a dezembro, foram notificados 98.025 casos de dengue no Ceará, destes, 50.454 (51,4%) prováveis, sendo 37.769 (74,8%) confirmados (uma redução de 31,4% em relação aos 55.061 casos confirmados em 2015). Confirmaram-se casos nas 22 (100%) Coordenadorias Regionais de Saúde (CRES) em 87,5% (161/184) dos municípios. Em relação à faixa etária e sexo, a maioria dos casos confirmados ocorreu em adultos com idade entre 20 a 29 anos e o sexo feminino foi predominantemente na maioria das faixas etárias.Durante o ano de 2016 a Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria de Saúde, contratou uma força tarefa de 20 servidores para auxiliar no trabalho de prevenção as endemias no município. A ação teve como objetivo aumentar o número de visitas aos imóveis realizadas pelos Agentes Comunitários de Endemias. Esse grupo auxiliou o trabalho dos 30 agentes de endemias, que cobrem 100% do município, nos seus 30 territórios. Com os 20 servidores de apoio, a tarefa de combate ao mosquito foi ampliada e realizada em menor espaço de tempo. O trabalho de educação em saúde também foi realizado nas escolas, com a campanha “Todos contra a Dengue”, que recebeu o apoio de pastores evangélicos. A ação envolveu palestras, caminhadas e limpeza nas comunidades, além de distribuição de material de orientação sobre os cuidados que se deve ter para evitar a proliferação da larva do mosquito na cidade. A Secretaria de Saúde também realizou o Plano de Intensificação das Ações de Controle da Dengue em Condomínios Urbanísticos no Município de Eusébio. Com treinamento dos funcionários de diversos condomínios e fábricas, como Alphaville Eusébio, Alphaville Fortaleza, Fábrica 3 Corações, Clube do Vaqueiro, Quinta dos Lagos, Gráfica Cearense, entre outros. Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, o trabalho de prevenção a Dengue e outras doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti, como Zica e Chikungunya, continuarão neste ano, principalmente com a perspectiva de um bom inverno, onde há uma tendência do aumento de casos. Ele observa que a vigilância será redobrada nas áreas de fronteiras com os outros municípios e espera continuar contando com a colaboração da população para manter o baixo índice de casos no município.
O município de Eusébio, de acordo com o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado, fechou 2016 com apenas 23 casos confirmados de dengue, o menor da 1ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRES). Durante o ano foram notificados 145 casos e 24 prováveis. O índice de infestação predial foi de 0,10, abaixo do recomendado pelo Ministério da Saúde, que é de 1%. Na 1ª CRES foram confirmados 20.881 casos, sendo a maioria em Fortaleza, 20.689. Aquiraz teve 133 casos confirmados e Itaitinga, 36. Entre os quatro municípios, somente Eusébio não apresentou casos graves da doença.
No Ceará de janeiro a dezembro, foram notificados 98.025 casos de dengue no Ceará, destes, 50.454 (51,4%) prováveis, sendo 37.769 (74,8%) confirmados (uma redução de 31,4% em relação aos 55.061 casos confirmados em 2015). Confirmaram-se casos nas 22 (100%) Coordenadorias Regionais de Saúde (CRES) em 87,5% (161/184) dos municípios. Em relação à faixa etária e sexo, a maioria dos casos confirmados ocorreu em adultos com idade entre 20 a 29 anos e o sexo feminino foi predominantemente na maioria das faixas etárias.
Durante o ano de 2016 a Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria de Saúde, contratou uma força tarefa de 20 servidores para auxiliar no trabalho de prevenção as endemias no município. A ação teve como objetivo aumentar o número de visitas aos imóveis realizadas pelos Agentes Comunitários de Endemias.
Esse grupo auxiliou o trabalho dos 30 agentes de endemias, que cobrem 100% do município, nos seus 30 territórios. Com os 20 servidores de apoio, a tarefa de combate ao mosquito foi ampliada e realizada em menor espaço de tempo.
O trabalho de educação em saúde também foi realizado nas escolas, com a campanha “Todos contra a Dengue”, que recebeu o apoio de pastores evangélicos. A ação envolveu palestras, caminhadas e limpeza nas comunidades, além de distribuição de material de orientação sobre os cuidados que se deve ter para evitar a proliferação da larva do mosquito na cidade.
A Secretaria de Saúde também realizou o Plano de Intensificação das Ações de Controle da Dengue em Condomínios Urbanísticos no Município de Eusébio. Com treinamento dos funcionários de diversos condomínios e fábricas, como Alphaville Eusébio, Alphaville Fortaleza, Fábrica 3 Corações, Clube do Vaqueiro, Quinta dos Lagos, Gráfica Cearense, entre outros.
Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, o trabalho de prevenção a Dengue e outras doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti, como Zica e Chikungunya, continuarão neste ano, principalmente com a perspectiva de um bom inverno, onde há uma tendência do aumento de casos. Ele observa que a vigilância será redobrada nas áreas de fronteiras com os outros municípios e espera continuar contando com a colaboração da população para manter o baixo índice de casos no município.