O município de Eusébio poderá receber uma unidade do Parque Tecnológico do Ceará. O anúncio foi feito nesta terça-feira pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado (Secitece), que apresentou o relatório final do "Estudo de Viabilidade para a Implantação do Parque Tecnológico do Ceará". A unidade em Eusébio seria voltada para a área de Saúde, devido a implantação do Polo Tecnológico de Saúde, no município, que terá entre outros empreendimentos, uma unidade da Fiocruz. Conforme o secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Inácio Arruda, o estudo de viabilidade do Parque Tecnológico foi realizado através de uma consultoria feita pelo Banco Mundial, que realizou durante cinco meses, diversas oficinas com a participação de instituições ligadas a C&T. O Parque Tecnológico do Ceará será um parque urbano multicampi de porte médio, com sede em Fortaleza, ao lado do Nutec, no Campus do Pici. O Eusébio receberá uma unidade, além de Sobral, Cariri e Quixadá.A unidade funcionará em articulação com as instituições de pesquisa e de C&T que já atuam nas regiões, no caso de Eusébio, a Fiocruz e outras instituições e empresas que se instalarão no Polo Tecnológico de Saúde, na Precabura. A unidade deverá ter 23 mil m². De acordo com a professora Fátima Ludovico, que esteve à frente da elaboração do projeto, o estudo foi elaborado em quatro fases. A primeira compreendeu o levantamento de experiências bem sucedidas no Brasil e no mundo, com a análise de 20 cases de sucesso. A ideia é tornar o parque cearense não exclusivo, multissetorial, multi-institucional, modelo adotado pelas principais iniciativas do mundo. A segunda etapa compreendeu o estudo e definição das atividades e serviços, empresas e localização geográfica. O estudo também definiu os modelos de gestão e governança, prevendo uma estrutura enxuta e flexível com poucos níveis hierárquicos. A última etapa é justamente a apresentação dos resultados do estudo que ajudará o Governo do Estado nos trâmites para a implantação do parque. As sugestões serão incorporadas a redação final que será submetida à aprovação do governador Camilo Santana.
O município de Eusébio poderá receber uma unidade do Parque Tecnológico do Ceará. O anúncio foi feito nesta terça-feira pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado (Secitece), que apresentou o relatório final do "Estudo de Viabilidade para a Implantação do Parque Tecnológico do Ceará". A unidade em Eusébio seria voltada para a área de Saúde, devido a implantação do Polo Tecnológico de Saúde, no município, que terá entre outros empreendimentos, uma unidade da Fiocruz.
Conforme o secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Inácio Arruda, o estudo de viabilidade do Parque Tecnológico foi realizado através de uma consultoria feita pelo Banco Mundial, que realizou durante cinco meses, diversas oficinas com a participação de instituições ligadas a C&T. O Parque Tecnológico do Ceará será um parque urbano multicampi de porte médio, com sede em Fortaleza, ao lado do Nutec, no Campus do Pici. O Eusébio receberá uma unidade, além de Sobral, Cariri e Quixadá.
A unidade funcionará em articulação com as instituições de pesquisa e de C&T que já atuam nas regiões, no caso de Eusébio, a Fiocruz e outras instituições e empresas que se instalarão no Polo Tecnológico de Saúde, na Precabura. A unidade deverá ter 23 mil m². De acordo com a professora Fátima Ludovico, que esteve à frente da elaboração do projeto, o estudo foi elaborado em quatro fases.
A primeira compreendeu o levantamento de experiências bem sucedidas no Brasil e no mundo, com a análise de 20 cases de sucesso. A ideia é tornar o parque cearense não exclusivo, multissetorial, multi-institucional, modelo adotado pelas principais iniciativas do mundo. A segunda etapa compreendeu o estudo e definição das atividades e serviços, empresas e localização geográfica.
O estudo também definiu os modelos de gestão e governança, prevendo uma estrutura enxuta e flexível com poucos níveis hierárquicos. A última etapa é justamente a apresentação dos resultados do estudo que ajudará o Governo do Estado nos trâmites para a implantação do parque. As sugestões serão incorporadas a redação final que será submetida à aprovação do governador Camilo Santana.