A Coordenação de Imunizações da Secretaria de Saúde do Município, está orientando os eusebienses com relação a vacinação contra Febre Amarela. Os moradores de Eusébio que necessitem viajar para as regiões onde há surto da doença no País, segundo a coordenadora de Imunizações, Rita de Cássia Alexandrino, devem comparecer ao órgão, que fica na sede da Secretaria de Saúde (Rua Irmã Ambrosina, 81 – Centro), munidos do comprovante de residência e do bilhete aéreo.Segundo Rita, as pessoas serão cadastradas e a Prefeitura solicitará as vacinas à Secretaria de Saúde do Estado, para que sejam aplicadas nos interessados. Ela observa que só serão vacinados no Eusébio, moradores do município. "Essa foi a orientação que recebemos da Secretaria de Saúde do Estado, pois cada município recebe um percentual de imunizações", observa.O secretário de Saúde, Mário Lúcio, observa que não há necessidade de corrida aos postos de saúde em busca da vacina contra febre amarela, pois o Ceará está fora da área de risco da doença. "A vacina será aplicada somente nas pessoas que vão viajar para as áreas onde existe o surto. Em todo o País, 19 das 26 unidades da federação apresentam surto e, portanto, nesses locais há recomendação de vacina. Dos nove estados do Nordeste, o Ceará, Paraíba, Pernambuco e Sergipe são os únicos a não apresentar epidemia de febre amarela", destaca.Para quem vai viajar para os seguintes estados devem procurar a Coordenação de Imunizações para serem encaminhados para a vacinação: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, Bahia, Maranhão, Piauí, Goiás (incluindo o Distrito Federal), Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.O prefeito Acilon Gonçalves observa que há 17 anos, o Ceará não tem casos de febre amarela. Por isso, pessoas que residem no Eusébio não precisam se imunizar contra a doença. "O Ceará não é área de risco, mas recebe do Ministério da Saúde, mensalmente, vacina da febre amarela para viajantes", observa. Para obter a vacina, é necessário procurar a Coordenação de Imunização com antecedência do deslocamento e apresentar comprovante de viagem para as áreas onde a imunização é recomendada, além do comprovante de residência. Podem receber a proteção pessoas com idade entre 9 meses e 59 anos.
A Coordenação de Imunizações da Secretaria de Saúde do Município, está orientando os eusebienses com relação a vacinação contra Febre Amarela. Os moradores de Eusébio que necessitem viajar para as regiões onde há surto da doença no País, segundo a coordenadora de Imunizações, Rita de Cássia Alexandrino, devem comparecer ao órgão, que fica na sede da Secretaria de Saúde (Rua Irmã Ambrosina, 81 – Centro), munidos do comprovante de residência e do bilhete aéreo.
Segundo Rita, as pessoas serão cadastradas e a Prefeitura solicitará as vacinas à Secretaria de Saúde do Estado, para que sejam aplicadas nos interessados. Ela observa que só serão vacinados no Eusébio, moradores do município. "Essa foi a orientação que recebemos da Secretaria de Saúde do Estado, pois cada município recebe um percentual de imunizações", observa.
O secretário de Saúde, Mário Lúcio, observa que não há necessidade de corrida aos postos de saúde em busca da vacina contra febre amarela, pois o Ceará está fora da área de risco da doença. "A vacina será aplicada somente nas pessoas que vão viajar para as áreas onde existe o surto. Em todo o País, 19 das 26 unidades da federação apresentam surto e, portanto, nesses locais há recomendação de vacina. Dos nove estados do Nordeste, o Ceará, Paraíba, Pernambuco e Sergipe são os únicos a não apresentar epidemia de febre amarela", destaca.
Para quem vai viajar para os seguintes estados devem procurar a Coordenação de Imunizações para serem encaminhados para a vacinação: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, Bahia, Maranhão, Piauí, Goiás (incluindo o Distrito Federal), Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
O prefeito Acilon Gonçalves observa que há 17 anos, o Ceará não tem casos de febre amarela. Por isso, pessoas que residem no Eusébio não precisam se imunizar contra a doença. "O Ceará não é área de risco, mas recebe do Ministério da Saúde, mensalmente, vacina da febre amarela para viajantes", observa. Para obter a vacina, é necessário procurar a Coordenação de Imunização com antecedência do deslocamento e apresentar comprovante de viagem para as áreas onde a imunização é recomendada, além do comprovante de residência. Podem receber a proteção pessoas com idade entre 9 meses e 59 anos.