O Eusébio recebeu, nesta quinta-feira, 25, o Troféu Município Cidadão, em reconhecimento a sua valiosa parceria, que tem possibilitado ao Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) cumprir com sua missão de salvar vidas. O secretário municipal de saúde, Josete Malheiro, representou o município na solenidade. O Eusébio participou do projeto “Hemoce na minha Cidade”, onde equipes do hemocentro fazem a coleta de sangue de voluntários no município. Nessa parceria, o Eusébio ofereceu condições para a realização do serviço, promoveu ações que possibilitaram a doação de sangue, entre elas, campanhas de divulgação para estimular a doação e firmou o compromisso de fazer no mínimo duas coletas no ano na sua cidade. Somente 16 municípios receberam a comenda este ano.
Ao participar do projeto, o Eusébio está sendo reconhecido pelo Hemoce com um selo exclusivo do projeto, que será atualizado anualmente, reafirmando assim o compromisso do município em conscientizar as pessoas sobre o gesto de doar sangue como um hábito saudável, solidário e responsável. Para o Hemoce, o Eusébio se torna exemplo de gestão por promover o bem-estar social, cultural e, sobretudo, humano da sua região.
A diretora do Hemoce, Luciana Carlos, afirmou que sem os doadores o Hemoce não funcionaria. "O Hemoce foi criado para atender 184 municípios e por isso temos essa responsabilidade e capilaridade enorme de poder estar próximo e atender 92% dos hospitais do Estado, que ficam pelo menos 1 hora do hemocentro e isso não foi por acaso. Mas isso tudo não seria possível se não tivéssemos os doadores. Por mais que digamos obrigado a vocês ainda é pouco. Obrigado a cada parceiro que ajuda a disseminar essa ideia. Nenhum paciente no Ceará que precisou de sangue deixou de ser atendido apesar das dificuldades com a pandemia", disse.
Já o representante da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), Alexandre MontAlverne. pontuou que o Hemoce no passado tinha dificuldade de entrar em hospitais públicos, "é uma luta antiga, que conheço alguns desses capítulos. O Hemoce vive sempre precisando de campanhas, mas é sempre assim. São muitos passos de história, competência, luta e dedicação só tenho a parabenizar a vocês a família Hemoce", frisou.
Nágela Lima que é coordenadora de Captação de Doadores do Hemoce, observou que o trabalho do projeto Município Cidadão, que leva o Hemoce aos municípios, já existe há algum tempo e na pandemia, em vez de causar o isolamento ou afastamento, trouxe mais aproximação com os municípios, “no ano passado, de agosto a dezembro, a coleta foi ampliada nos municípios, representando 1/3 do sangue coletado no Estado. Ao chegarmos nos municípios somos bem recebidos através dessa parceria muito forte que tem refletido em mais saúde para os cearenses,” ressaltou.