O Eusébio ficou em segundo lugar no número de empregos criados neste ano, até o mês de setembro, ficando atrás somente da Capital, Fortaleza. O ranking foi publicado nesta sexta-feira (28/10), pelo jornal Diário do Nordeste e destaca as dez cidades do Estado que mais criaram empregos em 2022. O Estado acumula 61 mil novos empregos criados com carteira assinada nos 9 primeiros meses deste ano, segundo dados do Ministério do Trabalho.
Fortaleza criou mais de 31 mil empregos formais, pouco mais da metade de todas as aberturas. O Eusébio acumula 2,7 mil novos postos e Horizonte, 1,6 mil. O setor de serviços foi o que mais contribuiu para o saldo positivo do Estado, com 5 mil vagas criadas. Indústria (2,8 mil empregos), Construção (1,9 mil), Comércio (1,7 mil) e agropecuária (1,2 mil) completam a lista, todos com número de admissões superior ao de desligamentos.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Eilson Gurgel destaca que o grande volume de investimentos que o Eusébio vem recebendo nas áreas de serviços, construção civil e comércio têm alavancado o mercado de trabalho do município, sendo considerado hoje como um verdadeiro motor da economia do Estado, junto com a Capital.
O prefeito Acilon Gonçalves argumenta que a tendência é que o Eusébio mantenha essa trajetória no próximo ano. "Se com pandemia e guerra o município manteve seu desenvolvimento, tal como o país, com um cenário mais positivo, que é o que esperamos para 2023, o município crescerá ainda mais, melhorando assim a qualidade de vida de nossa população", concluiu
Veja o ranking abaixo:
AS 10 CIDADES QUE MAIS ABREM EMPREGOS NO CE
Fortaleza: 31.346
Eusébio: 2.774
Horizonte: 1.666
Brejo Santo: 1.561
Quixeramobim: 1.123
Sobral: 1.104
Itapipoca: 996
Caucaia: 974
Crateús: 870
Barbalha: 860